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Telemedicina para Agilizar o Atendimento nas Unidades Básicas

Cenário: Os encaminhamentos para diferentes especialidades médicas no Município de São Paulo, associado ao número reduzido de profissionais, ocasiona uma demora muito grande no atendimento especializado à população paulistana.

Desafio: Disponibilizar acesso à médicos especialistas para as regiões do município de São Paulo reduzindo assim a fila e aumentando resolutibilidade da saúde primária.

Solução: A SPDM estruturou a primeira central de telemedicina do município de São Paulo e adotou nas UBs a Plataforma de Telemedicina MedKortex onde foram criados ambientes que possibilitam aos médicos da atenção básica e aos especialistas analisarem e discutirem os casos compartilhando informações, as quais permitem priorizar ou mesmo resolver um caso de forma eficiente e eficaz.

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Tele AVC

Hospital Ana Costa

Cenário: O Hospital Ana Costa localizado na baixada Santista visando a melhoria de processos necessitou desenvolver uma sala de telemedicina, onde pacientes com suspeita de AVC tivesse disponibilidade de atendimento durante 24 horas.

Desafio: Viabilizar o atendimento dos pacientes que chegam ao hospital com suspeita de AVC e proceder o tratamento trombolítico em caso de necessidade, tendo como suporte a equipe remota de neurologistas através de videoconferência.

Solução: Foi implantado um cart de telemedicina, uma câmera com controle remoto a distância e a solução de Tele AVC da GetConnect. O serviço de neurologia atualmente é feito à distância por uma equipe com disponibilidade 24x7 que presta todo o suporte ao paciente remotamente.

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Tele AVC

SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina e HMU – Hospital Municipal de Urgências de Guarulhos

Cenário: O Hospital Municipal de Urgências de Guarulhos não possuía equipe de neurologistas 24x7 para atender a demanda, principalmente o AVC.

Desafio: Viabilizar o atendimento dos pacientes que chegam ao hospital de Urgência de Guarulhos com suspeita de AVC e proceder o tratamento trombolítico em caso de necessidade, tendo como suporte a equipe de neurologistas do Hospital Pimentas através de videoconferência.

Solução: Foi Implantado um cart de telemedicina e a solução de Tele AVC da GetConnect. O serviço de neurologia remota atualmente é feito à distância pelo Hospital Pimentas Bonsucesso onde uma equipe de neurologistas 24x7 presta todo o suporte ao paciente remotamente. Atualmente são atendidos cerca de 50 pacientes por mês com suspeita de AVC no HMU de Guarulhos pela plataforma e em torno 10 pacientes são trombolizados no mesmo período.

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Segunda Opinião e Regulação

CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde

Cenário: O Governo do Estado de São Paulo mantém a CROSS que atualmente faz a regulação de leitos de todo o estado.

Desafio: Integrar à CROSS aos diversos pontos solicitantes estabelecendo um acesso imediato por videoconferência para segunda opinião médica e regulação diminuindo assim o paciente itinerante e resolvendo casos mais urgentes de forma mais eficiente e eficaz. Além dos pontos solicitantes, 3 hospitais de referência de São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ou do Hospital São Paulo ) deveriam participar da rede.

Solução: Implantação de um cart completo de telemedicina em todas as unidades da DRS 4 com utilização da nossa Plataforma de Telemedicina. Na CROSS central foi instalada uma central avançada de telemedicina com estações para receber as demandas dos solicitantes (24x7) com comunicação direta com os Hospitais de referência. Até agora já foram feitos mais de 22.000 utilizações da plataforma.

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Logo Grupo CCR
Logo Albert Einstein

Transmissão de Sinais Vitais e Videoconferência em Unidades Móveis de Resgate

Cenário: A CCR presta suporte de atendimento pré-hospitalar (APH) nas rodovias sob sua gestão.

Desafio: Transmitir os sinais vitais de um paciente que está sendo transportado por uma ambulância para uma central de apoio com um canal de videoconferência integrado ao Hospital Israelita Albert Einstein que prestará a segunda opinião médica.

Solução: Associamos à Plataforma de Telemedicina da GetConnect um dashboard (Qualcomm Life/Capsule) onde, todos os sinais vitais captados pelo monitor multiparâmetro instalado na ambulância, são exibidos de forma on line. Com os dados sendo exibidos de forma remota o médico da central da CCR pode acompanhar o paciente além de estabelecer videoconferência criptografada com a ambulâncias e o Hospital Albert Eisntein.

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Integração de Equipamentos Médicos ao Prontuário Eletrônico

Hospital Unimed Recife III

Cenário: A Unimed Recife III possui prontuário eletrônico de paciente (MV) e equipamentos médicos diversos nas UTI's e Centro Cirúrgicos (CC). Seria o primeiro hospital a passar por certificação HIMSS 7 na América Latina.

Desafio: Integrar os equipamentos médicos da UTI e CC com o prontuário MV antes da auditoria HIMSS 7.

Solução: Utilizando a solução de integração de equipamentos médicos Capsule / QualcommLife foi possível integrar todos os equipamentos da UTI e CC do Hospital em prazo recorde. Hoje o Hospital é o primeiro HIMSS 7 da América Latina e temos orgulho de fazer parte desta conquista.

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